Vacina: A ciência brasileira precisa ser valorizada (Francis Ivanovich)

28/06/2020

Textão de Francis Ivanovich*

Neste momento em que você lê este artigo, há pesquisadores e pesquisadoras trabalhando em laboratórios espalhados pelo mundo para a descoberta de uma vacina ou tratamentos para o COVID 19. São profissionais que não vivem sob os holofotes, mas silenciosamente se debruçam sobre questões muito sérias, que visam literalmente libertar a humanidade desse pesadelo.

A pesquisa científica é de suma importância para a vida. Infelizmente o Brasil não investe em pesquisa com deveria, é comum talentos da ciência brasileira serem obrigados a transferirem-se para o exterior, onde vão encontrar dignidade e condições de trabalho. Temos centros de referência em pesquisa no Brasil, como o Instituto Oswaldo Cruz, em Manguinho, Rio de Janeiro, por exemplo, mas sabemos que dentro das suas quatro paredes os desafios são muitos, e o principal é o escasso investimento, sempre na ponta do lápis.

A corrida pela descoberta de uma vacina contra o COVID 19, criou uma situação nunca antes vista, o reconhecimento da importância da pesquisa científica pelo homem comum. Todos e todas literalmente rezam para que o dia da vacina salvadora chegue, e certamente nesses dia, os responsáveis receberão agradecimentos e mensagens sinceras nas redes sociais. No entanto, isto é pouco. Devemos sim pressionar os governos para que desde a escola básica a ciência seja de fato valorizada, estimulando o aparecimento de novos pesquisadores e pesquisadoras.

Devemos cobrar dos que nos governam, os investimentos necessários às pesquisas, equipando laboratórios, valorizando a carreira desses profissionais tão dedicados. Nossos impostos servem também para isso. Não podemos esquecer que a Universidade é um braço fundamental para a pesquisa. O sucateamento das universidades brasileiras é por demais preocupante.

Como escreveu Mariluce Moura, em excelente artigo sobre a pesquisa científica no Brasil para a Academia Brasileira de Ciências, mais de 95% da produção científica do Brasil devem à capacidade de pesquisa de universidades públicas. Daí vemos como é importante a recuperação das nossas universidades e de como o Ministério da Educação vem sendo muito mal gerido, basta recordarmos o desastroso ministro que ocupava a pasta e que me recuso a citar seu nome, pois todos sabemos de quem se trata.

Enquanto a vacina contra o COVID 19 não chega, tentamos sobreviver ao contágio e ao isolamento que tanto nos afeta psicologicamente. Enquanto isso, devemos repensar e cobrar por uma nova política para a ciência brasileira, o que infelizmente demorará com o atual governo.

Francis Ivanovich é jornalista, escritor, dramaturgo e cineasta.

© 2020: Todos os direitos reservados TEXTÃO - cada texto aqui publicado é de inteira responsabilidade do seu respectivo autor.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora