Artista não é pedinte, é trabalhador (Francis Ivanovich)

17/07/2020

Textão de Francis Ivanovich

Você já se perguntou como teria sido desesperadora sua quarentena se os artistas não existissem? Quantos filmes você assistiu? Quantos livros leu? Quantas mensagens ilustradas com pinturas incríveis recebeu? Quanta música você ouviu em sua playlist favorita? Quantos poemas te reanimaram? Quantas peças de teatro viu pela internet? Quantas notícias sobre a vida e a morte de atores, atrizes, escritores, escritoras, poetas, pintores, pintoras, músicos, bailarinos, você leu na tela do seu celular, deitado em sua cama, porque não conseguia dormir ou porque acordou depois do meio-dia? Percebeu como teria sido bem mais difícil para sua vida este período que estamos vivendo?

A pergunta que não quer calar?

Por que os artistas não são valorizados? Por que você olha para o artista como se ele fosse um ET? Porque você diz para o seu filho ou filha que essa vida não tem futuro? Porque os artistas precisam ficar pedindo apoios, implorando auxílios a sociedade que eles tanto prestam importante serviço?

Um recente vídeo feito por artistas quase imploram aos vereadores do Rio de Janeiro apoio para o audiovisual. Os artistas também têm culpa nesse cartório. Os vereadores de qualquer cidade do Brasil têm a obrigação, repito, a obrigação de prestar a atenção às Artes e à Cultura. Não é favor. É obrigação e direito do povo.

Outro absurdo. Vi publicado em diversos veículos da imprensa que foi uma surpresa a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural ter sido aprovada praticamente por unanimidade no Congresso Nacional e rapidamente ser sancionada pelo executivo federal. Surpresa por que?

Somente néscios seriam contra a aprovação da Lei. Essa justa Lei deveria é ter sido aprovada juntamente com o auxílio emergencial para todos os trabalhadores, logo no começo da pandemia. Conclusão, os artistas estão até agora desprotegidos. Artista é trabalhador, não é vagabundo sonhador.

Você que não é artista tente escrever um livro, decorar um texto de 60 páginas, encenar uma peça teatral por duas horas, faça um show para uma plateia lotada, fique horas diante de uma tela tentando equilibrar forma e conteúdo ou estudando por horas um instrumento musical, tente produzir um filme, tente fazer o movimento perfeito ao dançar. Meu Deus, até quando continuaremos com essa ladainha insuportável?

Está mais que na hora dos artistas serem respeitados de fato. O Estado deve tomar um chá de vergonha na cara e realmente cuidar das artes e da Cultura e das Artes. Elas fazem parte do Estado, assim como a Educação a Saúde, a Segurança. Não é favor. É obrigação. Os altos impostos que pagamos servem também para as Artes e a Cultura.

Se você não concorda, ajude a construir uma grande nave espacial para enviar todos os artistas para outro planeta. Fique com a Terra todinha para você. Quero ver você aguentar outra pandemia sem os artistas aliviando suas dores.

Artista não é pedinte, é trabalhador.

Francis Ivanovich é jornalista, autor, diretor de cinema e teatro.

© 2020: Todos os direitos reservados TEXTÃO - cada texto aqui publicado é de inteira responsabilidade do seu respectivo autor.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora